TRICICLO HOLLY, TROCANDO O ÓLEO

  • 0
triciclo

TRICICLO HOLLY, TROCANDO O ÓLEO

Você sabe quando trocar o oleo do seu Triciclo ou da sua motocicleta Harley Davidson?

É importante checar de tempos em tempos o nível de óleo do motor, seja da sua motocicleta, ou do seu triciclo, quanto mais antigo o motor, com mais freqüência temos que observar os níveis de óleo. Trocar o óleo no período certo ajuda a prolongar a vida útil do motor.

Apesar do que muitos fazem, a  troca não deve observar somente a quilometragem, mas também o intervalo entre as trocas, que não deve ultrapassar um ano.

Com a função de lubrificar o motor do seu Triciclo, o óleo serve para reduzir ao máximo o atrito interno no motor, logo, a escolha do óleo e a dosagem correta são muito importantes.

A dosagem correta permite que o óleo penetre em todas as partes do motor do seu Triciclo mantendo-o limpo.

Escolher o óleo pode parecer uma tarefa fácil, mas como saber se está fornecendo ao motor do seu Triciclo o óleo ideal, com tantos códigos, nomes e marcas? Entender as especificações do óleo indicado pelo manual e pelo mecânico é essencial.

A Sociedade dos Engenheiros Automotivos dos EUA (SAE) que estabeleceu a classificação de acordo com a viscosidade do óleo.

Quanto maior o número maior a viscosidade, isto é, mais “grosso” é o óleo.

Além do número que ordena o grau de viscosidade entre o mais “fino”, que são os e menor número e o mais“grosso”, que são os de maior numero, a SAE classificou os óleos de acordo com as estações do ano e temperatura ambiente.

Classificando assim óleos de inverno: (W) SAE: 0W, 5W, 10W, 15W, 20W, 25W;

Óleos de verão: SAE: 20, 30, 40, 50, 60.

Para facilitar a nossa vida, criaram os óleos multiviscosos que servem para inverno e verão que são os SAE:  20W40, 20W50, 15W50, 15W40.

Com tantas opções, como escolher o mais adequado para o seu motor do seu triciclo? É fácil, considerando que estamos num país tropical, cujas temperaturas são altas na maior parte do ano o óleo tem que ser grosso para o verão (50) e grosso para o inverno (15 ou 20), logo, indicamos os multiviscosos 20W50 ou 15W50.

Pode-se escolher entre mineral, semi-sintético ou sintético. Os sintéticos, por serem desenvolvidos em laboratório, tem maior estabilidade de viscosidade, enquanto o mineral costuma ter maior variação de viscosidade. O manual da motocicleta indica o tipo de óleo.

Agora que entendemos a classificação dos códigos dos óleos disponíveis no mercado, ficou mais fácil trocar sozinho o óleo do seu triciclo. Basta escolher a sua marca preferida, e não esquecer de trocar o filtro, pois não adianta trocar o óleo e manter o filtro sujo.

Você já checou o nível na vareta, já sabe qual tipo de óleo comprar, sabe que tem que trocar o filtro, porém, não sabe de quantos em quantos km deve fazer a troca.

A Holly Trikes & Windshields indica a troca 8.000km ou anualmente, o que vier primeiro, além de se checar o nível frequentemente. O motor twin cam 1600cc utiliza 3,3 litros de óleo.

Resumindo as informações para troca correta do óleo do seu Triciclo:

Periodicidade: 8000km ou 01 ano

Tipo de óleo: pode se usar o óleo mineral, semi sintético, ou sintético, 20W50 ou 25W50.

Trocar de filtro toda vez que trocar o óleo

Quantos litros: 3,3l para motor 1600cc twin cam.

Curtiu o post? Restou alguma duvida? Escreva-nos, teremos prazer em dividir informações e experiências. Curta nossa página no facebook

www.facebook.com,br/hollytrikes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Deixe uma resposta